COP30: países enfrentam impasses na agenda do clima
20/11/2025
(Foto: Reprodução) COP30: países enfrentam impasses na agenda do clima
O incêndio no pavilhão da COP30 suspendeu as negociações exatamente na reta final do evento, e com as delegações tentando superar impasses na agenda do clima.
O dia começou com o peso dos impasses da noite anterior. O Brasil havia prometido entregar nesta quinta-feira (20) de manhã uma proposta de acordo sobre temas importantes, especialmente o chamado “mapa do caminho”. Esse mapa é o documento com metas e prazos para que o mundo abandone gradativamente os combustíveis fósseis e adote energia limpa. Oitenta e dois países anunciaram apoio ao mapa do caminho, mas isso ainda representa menos da metade dos participantes da COP.
Outro nó nas negociações é o financiamento para que os países mais pobres se adaptem às mudanças no clima. Tentando impulsionar um acordo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um pronunciamento no fim da manhã, em inglês. Pediu força de vontade, coragem e flexibilidade aos negociadores. Disse que existe o dever de encontrar uma posição equilibrada.
António Guterres respondeu, em português, a uma pergunta do repórter da GloboNews Victor Ferreira sobre a expectativa para o fechamento das negociações em Belém:
"Um acordo só será possível se esse acordo tiver em conta as preocupações daqueles que consideram que a adaptação necessita de um volume de recursos substancial e daqueles que consideram que de pouco valerá apoiar a adaptação se as emissões continuarem a crescer de forma extremamente rápida, causando cada vez mais devastação por todo o mundo. Não há solução para os problemas se não houver simultaneamente uma transição justa dos combustíveis fósseis para as energias renováveis”.
COP30: países enfrentam impasses na agenda do clima
Jornal Nacional/ Reprodução
Diante de posições divergentes na COP30, pelo menos houve alguns anúncios. Na quarta-feira (19) à noite, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que a Alemanha decidiu doar 1 bilhão de euros para o fundo de florestas tropicais proposto pelo Brasil.
E as negociações sobre a COP31 avançaram. Turquia e Austrália encontraram uma solução para receber a Conferência do Clima de 2026: será na Turquia, mas com a presidência da Austrália. O anúncio oficial não foi feito porque o acordo não chegou a ser votado.
Essas e outras negociações foram interrompidas pelo incêndio. Todos os negociadores foram retirados da Zona Azul. A determinação valeu para todos mesmo. Até a ministra Marina Silva teve de aguardar do lado de fora.
A Zona Azul foi totalmente esvaziada e a COP foi interrompida. A noite chegou em Belém, e as primeiras pessoas começam a entrar novamente. São funcionários da limpeza e da organização. As delegações foram embora. E para que qualquer negociação seja retomada, primeiro, os negociadores precisam voltar fisicamente para a COP.
Tudo indica que as negociações não seriam mais retomadas nesta quinta-feira (20). Até porque as delegações foram embora.
Entrada principal da COP: o portão foi aberto na noite desta quinta-feira (20). Mas ainda de forma estreita, uma pequena passagem, uma fila se formou. A maioria são pessoas que querem recuperar pertences que foram deixados lá dentro no momento em que a Zona Azul foi esvaziada.
O Ministério da Saúde atualizou o número de atendidos em razão do incêndio: foram 21 pessoas, 19 por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Dessas, 12 já foram liberadas. Portanto, nove ainda estão em atendimento. O governo do Pará completou as informações dizendo que essas nove pessoas estão em situação estável e nenhuma delas corre risco.
Toda a área da COP está sob responsabilidade das autoridades brasileiras. Esse é o protocolo para situações como essa. Só quando tudo for considerado seguro e o trabalho das autoridades estiver terminado, a ONU reassume o mandato sobre a área e ela volta a ser considerada uma zona azul, e as negociações vão poder, então, recomeçar na COP30, em Belém.
LEIA TAMBÉM
Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30; organização diz que fogo foi controlado e não deixou feridos
VÍDEOS e FOTOS: Incêndio atinge pavilhão na COP30
Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30; organização diz que fogo foi controlado e não deixou feridos